A parábola do semeador

Ticker

10/recent/ticker-posts

A parábola do semeador


Estudo Bíblico sobre A parábola do semeador. 
baseado no Evangelho de Mateus 13.3-9; 18-23

Que a pregação da Palavra de Deus revela diferentes tipos de ouvintes. Esta parábola descreve quatro deles, dos quais somente um ouviu a Palavra com resultado em fruto para Deus.
Introdução
Jesus baseava o Seu ensino nos incidentes passageiros da vida. Talvez, assentado junto ao mar e olhando para a terra, Ele estivesse vendo um semeador lançando semente no campo. (Notar as diferentes maneiras de semear: em covas preparadas ou sobre a superfície da terra.) O pregador do Evangelho semeia a Palavra de Deus nos corações dos homens. Esta parábola tem a sua interpretação dada por Jesus. Notar que o homem semeou com abundância.
1 – O SEMEADOR ERA CRISTO
… que, não achando fruto algum na “figueira” de Israel, agora Se apresenta na atitude de quem faz um novo começo semeando. O Seu propósito é que haja fruto para Deus. Hoje os evangelistas são os semeadores.
2 – A SEMENTE
É a “Palavra do reino”, e hoje “o Evangelho da graça”. (Qual é a diferença?) O ouvinte pode dizer que essa palavra tem sido recebida no seu coração, e tem dado frutos?
3 – O TERRENO
Era todo da mesma espécie mas em quatro diferentes estados: batido por muito trânsito, escasso, sem fundura, demasiadamente cheio, e “boa terra” por ser terra preparada para receber a semente. É preciso estudar separadamente cada tipo e a sua aplicação ao ouvinte.
Aplicação
Cada ouvinte pertence a uma das quatro classes:
a) Os que não atendem, por isso não entendem (19).
b) Os que aceitam facilmente, entendem tudo, mas não recebem a verdade do íntimo da sua alma.
c) Os que deixam os cuidados que resultam da pobreza, ou os prazeres que resultam da riqueza, sufocar a Palavra,
d) Os de coração honesto e bom (Lc 8.15) que, embora não perfeitos, têm um bom e honesto desejo de alcançar a salvação.
Este tipo “entende” e “recebe” e “guarda” e “dá frutos com paciência” (Lc 8.15).

Fonte: Maxmode

Postar um comentário

0 Comentários