Como saber se Eu sou um Verdadeiro Cristão?

Ticker

10/recent/ticker-posts

Como saber se Eu sou um Verdadeiro Cristão?

Como saber se Eu sou um Verdadeiro Crente?
(Atos 11:26) - E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
Muitas Pessoas se perguntam e até muitos crentes Também:
Será que sou um verdadeiro Cristão?
Qual o tipo de Cristianismo que estou vivendo?
O que Caracteriza um verdadeiro Cristão?
Será que apenas dizer que sou cristão, é suficiente pra ser?
Claro que não!!Evidente que não!!
A Igreja do Senhor Jesus Cristo tem vivido nesses últimos dias tempos muito difíceis.
Os escândalos estão acontecendo no meio da Igreja, o mal testemunho, a falta de caráter tem sido uma grande realidade no nosso meio , o pecado tem imperado em muitas vidas. E em meio a esse turbilhão de problemas e dificuldades, sempre fica o questionamento. Será que aquela pessoa é realmente um servo de Deus? Ele realmente é um crente em Cristo Jesus?
Iremos analisar algumas características que realmente identifica um verdadeiro.
O que é Cristão?
Em atos dos apóstolos 11.26 parte a do Versículo diz que “em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados de cristãos”
Porque os discípulos de Jesus Cristo
Foram chamados de Cristão?
Porque eles tinham uma vida parecida com a de Cristo.
O Apostolo Paulo em I Coríntios 11:1 ele diz: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
Paulo em Filipenses 4:9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
Todo Crente, todo o Cristão é convidado a seguir o exemplo de Cristo. É convidado a se tornar semelhante a Cristo.
Ser Semelhante a Cristo
Em que sentido em que aspecto?
Em todos os sentidos e em todos os aspectos. Temos que seguir Jesus Cristo em tudo, principalmente na obediência a Deus e no Amor ao Próximo.
Vamos ver aqui algumas das Características de um Verdadeiro Cristão entre tantas
Vamos ler Efésios 1.13,14
(Efésios 1:13) - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
(Efésios 1:14) - O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
(1º) - O Verdadeiro Cristão sabe que ele aceitou a Jesus
O verdadeiro servo de Deus sabe que um dia ouviu a Palavra da Verdade. Ele sabe que um dia ele aceitou verdadeiramente a Jesus Cristo como Salvador e Senhor de Sua vida, O Verdadeiro, ele sabe que foi selado com o Espírito Santo de Deus. O verdadeiro cristão sabe que é um Salvo por Cristo Jesus, pois, ele tem em sua vida a garantia de vida eterna que é o Espírito Santo de Deus.
O verdadeiro Cristão é aquele que crê que Jesus Cristo é o único Salvador e único Senhor da sua Vida.
Jesus disse em João 14.6: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Portanto concluímos aqui que o Caminho que nos leva até Deus não é Maria, nem tão pouco João e muito menos Pedro. Ou qualquer que seja.
O Caminho é Jesus Cristo. Além de Jesus Cristo ser o caminho que leva o Homem a Deus, ele também é a verdade e a vida.
Em 1ª Timóteo 2.5 esta escrito: Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
João 3.16 esta escrito: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Jesus Cristo é a manifestação do amor de Deus para com os Homens
Jesus Cristo é o único mediador, Jesus Cristo é o único Salvador. Conforme atos 4.12: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Somente Jesus Cristo é o Salvador e Senhor dos verdadeiros Cristãos.
E Se você é um verdadeiro Cristão, com certeza, tem a sua fé pautada em Jesus Cristo.
A Fé do Verdadeiro Cristão é fundamentada em Cristo Jesus.
(I Coríntios 3:11) - Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
Jesus Cristo é o fundamento da fé do verdadeiro Cristão.
Esse é o primeiro passo para ser um verdadeiro cristão Crer que Jesus Cristo é o único Salvador de nossa Vida.
O Verdadeiro Cristão é aquele que é transformado radicalmente pelo poder do Evangelho.
Se não houver transformação de Vidas, não existe cristianismo autentico.
Em ll Coríntios 5.17 diz que: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Todo aquele que é impactado pelo poder transformador do evangelho tudo na sua vida passa a ser novo. É um novo estilo de vida. Tudo novo: um novo pensar, um novo sentir, novo agir, um novo proceder. Vida nova.
Todo aquele que é transformado pelo poder do evangelho é liberto do poder do pecado como lemos em João 8.32,36
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Livre do que?
De toda maldição, de todo embaraço e tudo quanto não presta.
O Evangelho é mudança radical.
Todo aquele que é transformado, impactado pelo poder do evangelho é liberto dos vícios das drogas, da bebida, do cigarro, da prostituição, do adultério, da macumba, da feitiçaria, da magia negra, do espiritismo.
O Evangelho é mudança de atitude, é mudança de comportamento.
O Verdadeiro Cristão é aquele que é transformado radicalmente pelo poder do Evangelho.
(2) O Verdadeiro Cristão é envolvido com a Oração.
Lucas 18. 10-14
10- Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
11 - O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
12 - Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
13 - O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
14 - Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
A oração é a alavanca, A Oração é a força na vida do crente e da igreja. O crente que não ora não é abençoado. Ele também não consegue abençoar as pessoas. O Crente que não ora Ele não tem intimidade com Deus.
O que é oração, o que é orar?
Orar é falar com Deus, é abrir o coração para Deus! O verdadeiro cristão ele orar, intercede, clama, agradece.
O verdadeiro Cristão move o coração de Deus através da oração. Os resultados sem dúvida são os milagres, o resultado sem duvidas são as bênçãos do Senhor que serão derramadas na vida do crente e da Igreja.
Existe certos tipo de crentes conhecido como “crente das seis horas”. Sempre quando ele se encontra com outros crentes ele diz: “irmãos seis oram por mim.” – Esse tipo de crente acostumou a pedir oração. Ele pede até quando não está precisando, mas nunca tem coragem para entrar no seu quarto fechar as portas e colocar o coração e o joelho no altar do Senhor. Existem certos tipos de Crentes não tem coragem de derramar uma só gota de lágrimas aos pés do Senhor por respostas para as suas lutas,adversidades e dor. Não queremos dizer com isso que somos contra aqueles irmãos que pedem oração. A Bíblia recomenda em Tiago 5.16 que devemos orar uns pelos outros. Contudo a mesma Palavra de Deus nos afirma em I Tessalonicenses 5.17, que devemos orar sem cessar. Então nós também temos de ter intimidade com Deus através da oração.
O verdadeiro cristão tem uma vida de oração.
(3) – O verdadeiro cristão é envolvido com a palavra de deus.
(Salmos 119:11) - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
A Palavra de Deus é o manual do Crente. É Palavra de Deus alimenta a nossa vida. . Assim como nós precisamos diariamente do alimento material para sustentar os nossos corpos, também precisamos nos alimentar diariamente da Palavra de Deus para alimentar a nossa vida espiritual. A Palavra de Deus nos orienta nos capacita nos direciona para uma vida abençoada em Cristo Jesus. Através da Palavra de Deus o crente abençoa outras vidas. O verdadeiro Cristão sabe o grande valor que tem a Palavra de Deus.
Ler Salmos 1
4ª Ter praticidade de Vida.
O Evangelho é pratica.
O Evangelho é pra ser vivido e praticado.
Foi o que Jesus disse em Mateus 7.21-27
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
O Verdadeiro Cristão não é o que diz e sim o que pratica.
O Verdadeiro Cristão não é o que diz que é Santo não o que diz que é espiritual, não é o que diz que Faz e Acontece.
O que tem de pessoas por ai que opera milagres, profetiza expulsam demônios, ministram louvores e pregam para as multidões. Mas vai ver como é a pratica de Vida dessas pessoas? Será esta vivendo dentro da Palavra?
Eu Gostaria de deixar bem claro que profetizar expulsar demônios, realizações de curas e milagres, sinais e maravilhas não indicativos ou características de um Verdadeiro Cristão.
O Verdadeiro Cristão é identificado pelo seu caráter, pelo seu testemunho, pela sua conduta, pela a sua maneira de Viver, pela sua Vida e pela sua comunhão com Deus.
(I João 2:6) - Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
O Evangelho é para ser praticado, é para ser vivido a cada dia, a cada momento em todas as circunstâncias da vida.
Viver o Evangelho é perdoar, Viver o Evangelho é Amar, é ter domínio próprio, é crucificar a carne e carregar a sua própria cruz.
Viver o evangelho é fazer a diferença é ser criticado porque não vive na hipocrisia, é ser criticado por que não anda na safadeza, no adultério e na prostituição.
Viver o Evangelho é buscar constantemente a santidade.
5º Um Verdadeiro Cristão Saber encarar as adversidades
O Verdadeiro Cristão não vê as lutas e as adversidades os problemas da vida como castigo de Deus.
O Verdadeiro Cristão encara a adversidade, a luta, a tribulação como um a oportunidade para o seu crescimento.
A Bíblia Diz na carta de aos romanos: E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Ninguém gosta de passar por tribulações, ninguém gosta de viver no sofrimento na luta e na dor.
O único que diz ter encontrado prazer na tribulação foi o apostolo Paulo. E Ele passou por todo o processo.
II Coríntios 12:7-10
7- E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
8- Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
9- E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
10-Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
Paulo esta dizendo aqui no texto que quando ele esta enfraquecido por causas das lutas da vida, enfraquecido por causa das adversidades. Ai ele reconhece os seus limites e passa a depender de Deus.
É nas adversidades e lutas da vida que o verdadeiro Cristão se aproxima cada vez mais de Deus.
Conclusão
Se formos continuar avaliando, encontraremos na Palavra do Senhor, muitas outras características que devem ser vividas pelo verdadeiro Cristão. Mas hoje estivemos considerando apenas estas. Se estivermos vivendo estas verdades de Deus em nossas vidas através da certeza da Salvação, de uma vida envolvida com a oração, com a Palavra de Deus e dando um bom testemunho de Cristo Jesus, sem dúvida seremos grandemente abençoados e abençoadores de vidas.

Luciano Gomes
Bacharel em Teologia


Postar um comentário

1 Comentários

Ana Carolina disse…
Muiiiiito bom seu texto, parabéns!!vc é uma pessoa muito iluminada e escreve muito bem!