Maturidade espiritual

Ticker

10/recent/ticker-posts

Maturidade espiritual

Maturidade espiritual é o alvo do discipulado. A grande ênfase de Jesus na grande comissão é “fazer discípulos”. Nosso compromisso, portanto, vai além da evangelização.
O Senhor quer mais do que crentes ou novos membros em sua igreja, ele quer discípulos.O discipulado é efetivado através da integração na igreja local, pelo batismo, e através do ensino contínuo.
O ensino que Jesus estabeleceu vai além da comunicação verbal da verdade. O princípio estabelecido por Jesus é, “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.”
O verdadeiro ensino desemboca na obediência. Não se trata apenas de aprender um acervo teológico e doutrinário, mas esse acervo deve ser convertido em vida transformada, ou seja, em maturidade espiritual.
O discípulo é um seguidor e imitador de Cristo. Seu alvo é aprender com Cristo e de Cristo. Sua vida deve refletir a vida de Cristo. Ele deve andar assim como Cristo andou.
Sem obediência a Deus, não há cristianismo autêntico. Sem santidade, não há evidência de maturidade espiritual. Sem maturidade espiritual, não podemos viver de modo digno de Deus. 
O grande alvo do ministério de Paulo era conduzir os crentes à maturidade espiritual (Colossences 1.28). O conteúdo de suas orações em favor da igreja sempre foi por maturidade espiritual.
A Bíblia nos foi dada para que pudéssemos chegar à maturidade espiritual (2 Timóteo 3:15-17)
Os dons espirituais nos foram concedidos para que experimentássemos maturidade espiritual (Efésios 4:11-16).
Sem maturidade a igreja fica vulnerável aos ventos de doutrinas (Efésios 4:14).
Sem maturidade espiritual a igreja corre o risco de fazer dos dons espirituais uma matéria de conflito e desarmonia em vez de canal para edificação do corpo (1 Coríntios 12:12-31).
A maturidade espiritual é medida pelo conhecimento e pelo amor.
É impossível chegarmos à maturidade sem o conhecimento das Escrituras. O profeta Oséias denunciou que o povo de Deus perece por falta de conhecimento (Oséias 4:6). Quando a igreja despreza ou subestima o ensino sólido e fiel das Escrituras, ela sucumbe diante das muitas novidades, forâneas à verdade, que aparecem no mercado religioso.
Precisamos ser zelosos da doutrina para podermos reconhecer o que é falso ensino e assim rechaçá-lo. Mas, maturidade espiritual é medida também pelo amor.
O mundo vai nos conhecer como discípulos de Cristo através do amor (João 13:34,35).
A igreja de Éfeso, embora fiel à doutrina e vigilante às heresias, falhou por abandonar o seu primeiro amor (Apocalipse 2:4). Sem amor nossa prática cristã torna-se farisaica.
À luz das Escrituras, você é um crente maduro?
Você tem estudado a Bíblia diariamente?
Tem adorado a Deus em espírito e em verdade?
Tem obedecido os princípios absolutos de Deus, contidos em sua Palavra, com alegria?
Tem procurado honrar, agradar e glorificar a Deus em suas atitudes, palavras e ações dentro do lar, no seu trabalho e nos seus relacionamentos?
Tem partilhado com outras pessoas o Evangelho da Graça?
Tem amado os seus irmãos e até mesmo os seus inimigos? 
As pessoas que convivem com você podem atestar, que de fato, você vive de modo digno do Evangelho?
O seu prazer e o seu maior alvo de vida é realizar a vontade de Deus?
Maturidade espiritual não é apenas para uma minoria privilegiada, mas o propósito de Deus para todos os seus filhos.
Ela é imperativa para mim e para você!

Rev. Hernandes Dias Lopes
Por Litrazini

Postar um comentário

0 Comentários