O Que Fazer Para Herdar a Vida Eterna? Texto Básico: Marcos 10.17-24

Ticker

10/recent/ticker-posts

O Que Fazer Para Herdar a Vida Eterna? Texto Básico: Marcos 10.17-24

O Texto Aqui Fala de um Homem Muito Rico que procura Jesus e ajoelha-se diante dele e lhe a faz uma Pergunta: 

Bom Mestre, O que devo fazer para herdar a Vida Eterna? 
A Principio Jesus responde ao Jovem porque me chamas bom? 
Será que aqui no texto Jesus esta dizendo que ele não é bom? 
O QUE SIGNIFICA SER BOM? 
Qualidades de uma pessoa Boa. 
Ser Benevolente, gostar de ajudar os outros, ser misericordioso,se colocar no lugar dos que sofrem, importa-se com os outros, ser compreensivo, paciente, amoroso, essas são algumas das qualidades que definem uma Pessoa Boa. 
Geralmente só se sabe quando uma pessoa é boa através do que ela faz. 
“Por que me chamas bom” foi à pergunta que Jesus fez aquele Jovem rico! Você esta me Chamando de Bom Porque eu multipliquei pães e peixes por duas vezes e alimentei mais de 30 mil pessoas; Porque você esta me chamando de bom, porque ressuscitei a filha de Jairo; curei a hemorragia de 12 anos de uma mulher? Porque curei cegos e Fiz paralitico andar? Por que me chamas bom? Por aquilo que eu faço? Ou por aquilo que sou? 
Jesus é Deus e ele é bom, Mas o jovem rico não sabia disso, o Jovem rico não estava chamando Jesus de Bom com sinceridade, com verdade, com convicção, por reconhecimento, mas sim por bajulação, visando vantagens ou recompensas. Por isso Cristo o repreende. 
E que tipos de vantagens ou recompensas aquele Jovem rico esperava do Bom Mestre Jesus? Salvação e vida eterna por meio das Obras.
A Bíblia diz em Efésios 2:8,9 que Salvação e Vida Eterna se conquista por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;Não vem das obras, para que ninguém se glorie. 
Quem era esse Jovem tão rico que procurou Jesus? 
O que a Bíblia nos revela acerca desse Jovem? 
Três evangelhos narram o encontro desse Jovem com Jesus. MATEUS, MARCOS E LUCAS e no evangelho de Lucas 18.18 a uma informação muito interessante a respeito desse Jovem. Lucas diz que ele era um príncipe, um líder judeu. “E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?” 
Príncipe na Bíblia significa aquele que exerce autoridade, chefe de sinagoga. 
O Jovem Rico era um líder religioso, ele obedecia e praticava as Leis de Moisés desde menino. 
O Que levou aquele Jovem Rico, bem sucedido, cheios de bens, dono de muitas propriedades, uma autoridade influente, líder religioso, procurar Jesus e ajoelhar se diante dele? 
O que levou aquele Jovem procurar Jesus? 
A Busca pela salvação, a busca pela Vida eterna. 
Aquele Jovem rico havia aprendido na sua religião que para ser salvo bastava tão somente obedecer ao que a lei mandava. 
O Jovem rico havia aprendido na sua religião que para herdar a vida eterna, bastava tão somente cumprir todos os mandamentos da lei. 
Eu tenho certeza que aquele Jovem rico acreditava que não precisassem fazer mais nada para ser salvo. 
Salvação não é uma recompensa, não é um premio que recebemos por uma boa ação que praticamos. 
Salvação é um dom de Deus, é um presente de Deus que só se conquista por meio da Fé. 
Ninguém jamais poderá ser salvo por meio das obras. 
Ninguém jamais poderá ser salvo praticando boas ações, fazendo caridades. 
Ninguém jamais poderá ser salvo guardando os mandamentos da lei. 
A Lei foi dada ao homem por causa das suas transgressões. 
A Lei foi dada ao homem para corrigi-lo, disciplina-lo. A Lei não foi dada ao homem para salvá-lo. 
O Jovem rico responde a Jesus Mateus 19.20 “tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade: o que me falta ainda?” 
Aquele Jovem rico estava perguntado a Jesus o que ele precisava fazer, além das coisas que já fazia, para conseguir a vida eterna e morar nos céus? 
E a resposta de Jesus esta em Marcos 10:21 
21 - E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. 
O que fazer para herdar a vida Eterna? 
Para ser salvo e herdar a vida eterna, não adianta somente crer em Deus, não adianta somente crer em Jesus. Tiago 2:19 
19 - Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. 
Para ser salvo e ter a vida eterna não adianta guardar o sábado, não adianta guardar os mandamentos da lei. 
O que fazer então para ter a vida eterna? 
Jesus vai dar a resposta lá em Lucas 9:23 
23 - E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. 
Para ser salvo e herdar a vida eterna tem que haver RENUNCIA 
O que negar a si mesmo? 
Negar a si mesmo é dizer não a nossa natureza humana. 
Negar a si mesmo é dizer não aos nossos desejos carnais. 
Negar a si mesmo é dizer não a tudo aquilo que atrai com força e veemência a nossa natureza humana. É dizer não a prostituição, é dizer não as drogas, é dizer não ao alcoolismo é dizer não ao adultério, é dizer não a safadeza. 
O que tem de gente por ai atrás de um evangelho fácil, de um evangelho sem compromisso, não estão dispostos a renunciarem a nada. 
O que tem de comunidades que se dizem evangélicas por ai pregando e oferecendo o evangelho das facilidades. Um evangelho que aceita tudo e tudo pode. 
Alguns Cantores, artistas famosos, celebridades do Brasil se dizem evangélicos, mas se apresenta de forma indecente, com uma vida que não condizem com a verdadeira essência do Evangelho. 
Tem muita gente por ai a fora enganados com evangelho. 
O evangelho é coisa seria e muito seria, estão querendo reinventar o evangelho. 
E o que é Evangelho? 
São as "boas novas" do Reino de Deus 
Romanos 1:16 Diz que: o Evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; 
O Evangelho de Cristo Produz mudança de Mente. 
Produz mudanças de ações e de atitudes nas pessoas. 
O Evangelho De Cristo provoca nas pessoas Confissão de Pecados. 
O Evangelho de Cristo provoca nas pessoas arrependimento, Quebrantamento sincero e verdadeiro. 
O Evangelho de Cristo provoca nas pessoas o desejo de renunciar a vontade da natureza humana. 
Estão querendo deturpar, falsificar, macular o denegrir o verdadeiro conceito do evangelho de Cristo. 
Sinto muito em dizer isso aqui , mas existem pessoas em nosso meio que estão concordando, aceitando, apoiando,aplaudindo por trás dos bastidores e até mesmo publicamente esse Evangelho falsificado, sem compromisso, que aceita tudo e que tudo pode. 
O que fazer para herdar a vida eterna? 
O Jovem Rico tinha desejo e vontade de herdar a vida eterna, por isso que ele era religioso. Mas faltava-lhe uma coisa: Coragem 
Ele não estava disposto a renunciar, abrir mão daquilo que ele mais priorizava, que eram os seus bens, as suas riquezas. 
O Que impediu daquele Jovem rico de herdar a vida eterna foi o amor ao dinheiro e a prova é que ele saiu triste da presença de Jesus. 
Marcos 10:22 
22 - Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. 
Jesus vendo a reação do Jovem rico diz aos seus discípulos em Marcos 10:23 
23 - Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 
Queridos não é pecado ser rico, ter dinheiro, bens, carro zero, fazendas e imóveis, não é pecado. 
O Problema aqui é a confiança que muitos ricos têm em suas riquezas. 
Marcos 10:24 
24 - E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! 
O que fazer para herdar a vida eterna 
O Apostolo Pedro faz uma pergunta a Jesus em Mateus 19.27 que eu acho muito interessante; 
27 - Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos? 
E Jesus no versículo 29 de Mateus 19 vai dar uma resposta a Pedro e todos os seus discípulos dizendo o seguinte: 
29 - E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. 
Jesus aqui não pede para que você deixe de amar seus irmãos, suas irmãs, seu Pai, sua Mãe. 
Jesus aqui também não pede para você deixar de amar sua esposa, seu marido e seus filhos; 
Aqui neste texto Jesus não esta pedindo para você abandonar suas terras, seu lar, seus negócios e vender tudo que tem e seguir a ele. 
O que Jesus quer aqui é prioridade. 
Você pode e deve amar a sua família, ter as suas coisas e não permitir que essas coisas impossibilite você de seguir ao Bom Mestre Jesus. 
Fazendo assim com certeza teremos a vida eterna. 
Jesus chega para aquele Jovem Rico e lhe faz um desafio 
Lhe proposto um seguinte: 
Você esta mesmo disposto a mim seguir ? 
Vamos ver se eu sou a sua prioridade: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. 

Luciano Gomes 
Bacharel em Teologia 


Postar um comentário

0 Comentários