Pesquisar este blog

sábado, 17 de janeiro de 2015

Pesquisa inédita: As cantoras evangélicas que mais vendem no Brasil

Pesquisa inédita: As cantoras evangélicas que mais vendem no BrasilA música pentecostal é um dos segmentos do mercado evangélico mais lucrativo, não é por menos: 60% da população evangélica do Brasil pertence a uma igreja pentecostal.
Nesta fatia do mercado fonográfico há nomes que fazem sucesso por mais de três décadas e outros que começaram a se destacar nos últimos cinco anos, como é o caso da cantora Damares, que mesmo com mais de 20 anos de carreira começou a liderar o mercado (passando até nomes do meio secular) nos últimos anos depois de fechar contrato com a Sony Music.
Em cada região do país há um cantor que se destaca, muitos deles não fazem parte de gravadoras de peso o que dificultaria levantar dados exatos sobre os cantores mais conhecidos desse segmento.
Para levantar esses nomes o Gospel Prime decidiu entrar em contato com livrarias evangélicas de todas as regiões para fazer esse levantamento inédito* que mostra os cantores pentecostais que mais vendem no Brasil.
Confira:
1. Damares – Os CDs “Diamante” e “O Maior Troféu”, ambos lançados pela Sony Music, são os discos pentecostais que mais vendem no país, dando à cantora a primeira posição na lista;
2. Vanilda Bordieri – Com o lançamento de “Na Tua Vontade” a cantora passou para o segundo lugar entre as cantoras que mais vendem;
3. Cassiane – Ela que antes liderava a lista das cantoras mais famosas do segmento, hoje está em terceiro lugar segundo a pesquisa feita com os lojistas, seu último CD foi lançado em 2013 (Um Espetáculo de Adoração);
4. Rose Nascimento – A cantora está como artista independente com o selo RN Produções e seu mais recente trabalho “O Menor da Casa” vendeu mais de 80.000 cópias;
5. Lauriete – A cantora Capixaba tem 32 anos de ministério e ainda é uma das cantoras pentecostais de maior representatividade no segmento;
6. Elaine Martins – A cantora da Assembleia de Deus dos Santos dos Últimos Dias (ADUD) lançou seu primeiro disco com a MK Music “Santificação” e passou a vender muitos mais CDs pelo país;
7. Mara Lima - A cantora paranaense tem mais de três décadas de ministério e tem um público forte no Sul e no Sudeste do país. Todos os seus discos vendem no mínimo 150 mil cópias;
8. Bruna Karla – A cantora recebeu o Disco de Platina Duplo pelo CD “Aceito o Teu Chamado”, mas na época da pesquisa as vendas do álbum já haviam caído.
9. Shirley Carvalhaes – Prestes a completar 40 anos de ministério, a cantora ainda é uma das principais representantes do pentecostal. O seu mais novo trabalho “O Tempo de Cantar Chegou” ganhou Disco de Ouro.
10. Elaine de Jesus – Reconhecida mundialmente por sua bela voz mezzo-contralto, a cantora lançou em 2014 o CD e DVD “Elaine de Jesus – 20 anos”, mas poucos lojistas indicaram uma boa vendagem do disco.
Nomes fortes do mercado
A pesquisa com os lojistas mostrou nomes fortes do mercado pentecostal, incluindo nomes promissores como Amanda Ferrari, que foi indicada como cantora Revelação no Troféu Promessas de 2012 e que ainda hoje conquista fãs em diversas regiões do país.
Entre os nomes apresentados de cantoras que vendem muitos CDs de Norte a Sul do Brasil ainda temos: Eliane Silva, Antônia Gomes, Tangela Vieira, Eliane Fernandes, Michele Nascimento, Flordelis, Jozyanne, Ariele Bonati, Léa Mendonça, Daniele Cristina, Eliã Oliveira e Andrea Fontes.
Os homens do pentecostal
A música pentecostal é bastante conhecida por suas representantes femininas, mas os lojistas mostram que há muitos varões, no linguajar pentecostal, que também fazem sucesso, ainda que seja menor em comparação com as mulheres.
A lista é liderada pela grande sensação do momento do mercado gospel: o cantor Anderson Freire, que lançou o CD “Raridade” pela MK Music. O cantor não é representante da música pentecostal, mas por assinar como compositor grandes sucessos do segmento, acabou ganhando a admiração dos fãs desse estilo musical. Infelizmente o artista não teve tempo de responder a entrevista que enviamos para que ele comentasse o sucesso deste trabalho.
Fora ele os lojistas indicaram nomes como: Pastor Melvim, Elias Silva, Tiago de Acari, Gerson Rufino, Marcos Antônio, Giovani Brasa Viva, Cícero Mendes e ainda os ministérios Fogo no Pé e Ardendo em Fogo.

* Pesquisa realizada em outubro de 2014
Postar um comentário