O que era Moloque?

Ticker

10/recent/ticker-posts

O que era Moloque?

Resultado de imagem para o que é moloqueMoleque era um deus dos amonitas, que era adorado na terra de Canaã. O culto a Moloque ficou conhecido pelo sacrifício de crianças em honra ao ídolo. Na Bíblia, Deus proibiu a adoração a Moloque.
Os povos da terra de Canaã adoravam vários deuses falsos. Moloque era um desses deuses, associado ao povo amonita. O ritual mais notório da adoração a Moloque era o sacrifício de crianças, que eram queimadas no fogo para agradar a esse deus. Além disso, o culto a Moloque provavelmente envolvia as práticas típicas de outros rituais pagãos: prostituição, imoralidade sexual e idolatria.
Moloque e os israelitas
Deus proibiu por completo a adoração a Moloque, especialmente o sacrifício de crianças (Levítico 20:2-5). Essa prática era horrenda e Deus não queria que nenhuma criança morresse desse jeito. Quando os israelitas conquistaram Canaã, Deus ordenou a destruição de todos os povos que não se convertessem, para eliminar esse tipo de práticas repugnantes.
No entanto, os israelitas não eliminaram todos esses povos e suas práticas. Pelo contrário, muitos passaram a adorar os deuses falsos, incluindo Moloque! Eles construíram altares a Moloque e sacrificaram seus filhos a esse ídolo (Jeremias 32:35).
O vale de Ben-Hinom, perto de Jerusalém, se tornou um dos lugares principais onde crianças eram queimadas para Moloque. Mais tarde, o rei Josias destruiu o santuário de Moloque em Ben-Hinom, que passou a ser usado como lugar para queimar lixo (2 Reis 23:10). No entanto, o sacrifício de crianças a Moloque não foi completamente eliminado e essa foi uma das razões por que os judeus foram castigados com o exílio.
Como era Moloque? Era um demônio?
A Bíblia não descreve como eram as imagens de Moloque. Também não conta detalhes sobre os rituais associados. Apenas nos dá o essencial, para entendermos por que era repugnante. O resto é melhor ficar no esquecimento, para não voltar a ser repetido.
A Bíblia não diz que Moloque era um demônio. Era apenas um deus falso, criado por homens. Não existia de verdade. No entanto, toda idolatria abre as portas para a ação de demônios (Deuteronômio 32:17).
O nome Moleque provavelmente está ligada à palavra hebraica para rei, melek. Por coincidência, Moloque se parece muito com moleque mas as duas palavras têm origens completamente diferentes e não têm ligação nenhuma.

Postar um comentário

0 Comentários