A amizade nos traz algumas das maiores alegrias na vida, mas também pode causar dor imensa. Se você ainda não experimentou rejeição ou traição, você provavelmente algum dia irá experimentar. O apóstolo Paulo aprendeu a perdoar os outros por seus fracassos e reconciliar-se com eles, quando necessário. Vamos descobrir como ele lidou com a traição e o abandono por parte de amigos de confiança.
Amigos Ă s vezes falham conosco.
A. Apesar da fidelidade de Paulo ao Senhor, seus amigos falharam. Eles não foram fiáveis, quando ele precisava desesperadamente deles (II Timóteo 1:15, 4:14-16).
B. Quais sĂŁo algumas razões pelas quais amigos podem te abandonar em tempos de angĂşstia? Eles…
2. NĂŁo querem ser identificados com vocĂŞ em um conflito, por medo de que poderiam acabar no lado perdedor.
3. SĂŁo ciumentos e esperam vĂŞ-lo falhar.
4. Egoisticamente não querem sacrificar seu tempo para apoiá-lo.
5. Julgam você e, assim, desculpam-se da responsabilidade de ajudá-lo.
A. Paulo respondeu Ă traição e o abandono com o perdĂŁo: “Na minha primeira defesa ninguĂ©m me apoiou, mas todos me abandonaram…” (II TimĂłteo 4:16). Tanto Jesus como EstevĂŁo disse algo semelhante nos momentos finais de suas vidas (Lucas 23:34, Atos 7:60).
B. Paulo praticava o que pregava; a importância do perdĂŁo. NĂŁo seja um amigo bons tempos, interessado apenas no que vocĂŞ pode obter de outra pessoa. Esteja disposto a ajudar mesmo aqueles que o maltrataram no passado. Esperar por uma chance de retribuir o que eles fizeram para vocĂŞ, indica que vocĂŞ tem um espĂrito que nĂŁo perdoa.
A presença do Senhor nos sustenta.
A. Paulo foi capaz de perdoar, porque ele sabia que Deus nunca iria deixá-lo: “O Senhor esteve comigo” (II TimĂłteo 4:17). Embora os amigos de Paulo se foram, ele sabia que o Senhor estava com ele. Cristo promete a todos os crentes, “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13:5).
B. O apĂłstolo foi capaz de perdoar, porque ele confiou em Deus para capacitá-lo: “O Senhor. . . fortaleceu-me, para que atravĂ©s de mim a pregação fosse cumprida, e todos os gentios a ouvissem” (II TimĂłteo 4:17). Paulo podia contar com a presença de Deus para cumprir sua vocação de anunciar o evangelho ao mundo (Filipenses 2:13). É bem provável que, as pessoas perseguirĂŁo a vĂłs, e alguns de seus amigos vĂŁo abandoná-lo em tempos difĂceis. Mas Deus prometeu que todas as adversidades com o tempo chegará a um fim (1 Pedro 5:10).
C. Ele foi capaz de perdoar, porque ele estava confiante de que Deus iria livrá-lo: “O Senhor me livrará de toda obra do mal, e me levará salvo para o seu reino celestial” (II TimĂłteo 4:18). O Pai pode nos livrar das dificuldades ou nas dificuldades (IsaĂas 43:1-4). Ele tambĂ©m nos resgata, trazendo-nos para casa para estar com Ele. Deus livrou Paulo, nĂŁo permitindo que Nero o executasse. Quatro anos mais tarde, o governador cometeu suicĂdio. NinguĂ©m pode violar os princĂpios de Deus e evitar o seu juĂzo.
Que tipo de amigo vocĂŞ Ă©? VocĂŞ Ă© dedicado a todos aqueles que vocĂŞ ama? Ou vocĂŞ muitas vezes os decepciona? Talvez vocĂŞ Ă© fiel, mas seus amigos sempre falham com vocĂŞ quando o problema vem. Feridas e rejeição sĂŁo partes dolorosas, mas inevitável da vida. A cura está sempre disponĂvel se vocĂŞ estiver disposto a perdoar. VocĂŞ e eu podemos ter conforto em saber que o mais fiel amigo, o Senhor Jesus, nunca sai do nosso lado, ainda que todo mundo nos abandone.
Fonte: O Pregador / Geração do Avivamento
0 Comentários