Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.
Jeremias 17:9
Agente decepciona alguém e alguém sempre nos decepcionará, quem engana quem?
Às vezes queremos que seja como imaginamos, cada detalhe, esperamos o retorno a reciprocidade, damos esperando sempre receber, criamos expectativas nos outros, achamos que o outro terá que agir da forma que imaginamos, na maioria das vezes não superamos nem as nossas próprias expectativas, como podemos superar as expectativas dos outros?
Você é o que seus pais querem que seja?
Você vive como eles te projetaram? Você age, toma decisões, caminha como o seu esposo, esposa, pai, mãe, irmãos e amigos querem? Será que tem como superar tantas expectativas de outros em você? Você consegue ser, você mesmo? consegue viver segundo o que o outro espera de você?
Porque se conseguir viver em função do outro, com certeza você não terá sua própria identidade, você terá que deixar de ser você para ser o que o outro deseja, e aí você vai se decepcionar consigo mesmo, alguém robotizado que não sabe tomar decisões, que não sabe dar um passo à frente sem que te digam o que fazer, e você se decepciona para não decepcionar ninguém, agora pense no oposto, será que o outro está deixando de ser o que realmente é por sua causa? Será que o outro está perdendo a própria identidade para fazer seus gostos? Com certeza ninguém vai viver, pois não existe ser criado para superar expectativas de ninguém, sempre terá um porém, não superamos nem as expectativas de quem nos criou, imagine! Alguém decepcionou você? Ou você mesmo se decepcionou por gerar muitas expectativas no outro? Será que o outro não está sendo ele mesmo e por isso você está frustrado?
Quem se decepcionou foi você que esperava algo de alguém? ou quem está vivendo como quer viver? Acredito que sua frustração é consigo mesmo, sua decepção é consigo mesmo porque as coisas não caminharam como você achava que iria caminhar, não é o outro, é você, a culpa não é do outro, a culpa é sua, você fez o projeto que não ocorreu como no papel, o trem saiu dos trilhos, não conhecemos nem a nós mesmos! As vezes fazemos coisas que juraríamos que não iríamos fazer, isso é desconhecimento, como afirmar que conhecemos o outro? Cada pessoa é o que é, não o que queremos que ela seja, Pedro é Pedro, Judas é Judas, João é João, e cada um irá receber de acordo o seu proceder diante de Deus, segundo os frutos de suas ações diante de Deus, se o próprio Deus diz que nosso coração é enganoso e corrupto, que nosso coração nos conduzirá para o bem ou para o mal, e cabe a cada um de nós refletir e não deixar o nosso coração tomar as decisões por nós, e ao mesmo tempo que nosso coração nos faz sentir coisas maravilhosas, ao mesmo tempo ele nos condena com sentimentos de culpa, o mesmo que te faz sentir alegria será o mesmo que fará você sentir tristeza, se você se deixar ser conduzido por ele, com toda certeza coração não pensa nas consequências, coração vive o momento, o que fazer? É só entregar esse mesmo Aquele que o conhece e que o sonda, o que conhece a intenção do mesmo, filho daí me o teu coração, onde estiver teu tesouro, aí estará o teu coração, entregue teu coração para Jesus e o mesmo fará o melhor e o conduzirá pelo caminho certo.
Texto: Pastor Maurício Alves
Pastor presidente da Igreja Batista missionária Getsêmani
Santo Estevão/Bahia
Escritor, teólogo, Secretário executivo da CBNBA.
0 Comentários