40 Quando Jesus voltou, uma multidão o recebeu com alegria, pois todos o esperavam.
41 Então um homem chamado Jairo, dirigente da sinagoga, veio e prostrou-se aos pés de Jesus, implorando-lhe que fosse à sua casa
42 porque sua única filha, de cerca de doze anos, estava à morte.
Estando Jesus a caminho, a multidão o comprimia.
43 E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia e gastara tudo o que tinha com os médicos; mas ninguém pudera curá-la.
44 Ela chegou por trás dele, tocou na borda de seu manto, e imediatamente cessou sua hemorragia.
45 "Quem tocou em mim?", perguntou Jesus.
Como todos negassem, Pedro disse: "Mestre, a multidão se aglomera e te comprime".
46 Mas Jesus disse: "Alguém tocou em mim; eu sei que de mim saiu poder".
47 Então a mulher, vendo que não conseguiria passar despercebida, veio tremendo e prostrou-se aos seus pés. Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada.
48 Então ele lhe disse: "Filha, a sua fé a curou! Vá em paz".
49 Enquanto Jesus ainda estava falando, chegou alguém da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga, e disse: "Sua filha morreu. Não incomode mais o Mestre".
50 Ouvindo isso, Jesus disse a Jairo: "Não tenha medo; tão somente creia, e ela será curada".
51 Quando chegou à casa de Jairo, não deixou ninguém entrar com ele, exceto Pedro, João, Tiago e o pai e a mãe da criança.
52 Enquanto isso, todo o povo estava se lamentando e chorando por ela. "Não chorem", disse Jesus. "Ela não está morta, mas dorme."
53 Todos começaram a rir dele, pois sabiam que ela estava morta.
54 Mas ele a tomou pela mão e disse: "Menina, levante-se!"
55 O espírito dela voltou, e ela se levantou imediatamente. Então Jesus lhes ordenou que dessem de comer a ela.
56 Os pais dela ficaram maravilhados, mas ele lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinha acontecido.
Se observarmos o texto, na trajetória de Jesus indo atender o pedido de Jairo, teve algumas interferências, na trajetória uma mulher o toca e ele parou um pouco a caminhada, e sempre será assim, sempre vai aparecer alguém no mesmo caminho que o seu e vai interferir chamando a atenção, veja que Jesus para por conta de um toque, mas um toque diferenciado e só isso será o necessário para chamar a atenção de Jesus caminhando contigo, Ele sempre vai virar o rosto para alguém que chame sua atenção, porém Jesus segue, e vem a notícia que nenhum de nós queremos receber, não adianta mais, esquece, você não vai resolver o problema, chega, e é e sempre será assim, na maioria das vezes não irão respeitar a presença de Jesus em sua caminhada, vejamos que disseram para Jairo sem observar Jesus ao lado, meu colega, a presença de Jesus não irá nos isentar de termos problemas, a presença de Jesus não vai inibir os zombadores, vamos estar com Jesus e vamos ter tempestades,
Vamos estar com Jesus e vamos adoecer como Lázaro, ser amigo de Jesus não nos isentará de dias difíceis, estaremos andando com Jesus e teremos a pior notícia de nossas vidas, mesmo com Jesus ao lado, Jairo não incomodes mais o mestre, como você acha que ficou Jairo?
Que semblante tinha ele?
Desapontado por Jesus ter demorado, frustrado?
Será que Jairo não indagou Jesus ter parado e observado aquela mulher?
E agora Jesus?
O que eu farei?
Acabaram-se meus sonhos, o projeto fracassou, o que farei?
Isso digo e, não Jairo, Jairo deve ter ficado espantado, mas logo sai a palavra da boca de Jesus dizendo; Jairo não temas, Jairo creia, não ligue para isso Jairo, você só precisa crer, só acredite, mais nada, vamos lá. Vamos continuar, não desista homem, vamos, vamos, vamos, e ao chegar na casa de Jairo muitos amigos, muito pranto, muito choro, e sai da boca de Jesus a palavra-chave, ela não está morta, não morreu, não, não acabou, ainda existe uma esperança, seus sonhos não morreram, existe vida aí, não está morto, não vai sepultar nada, vamos despertar isso novamente, a menina não está morta, ela dorme, e o que acontece? A palavra diz que começaram a sorrir, não sei se do milagre ou se de Jesus, uma coisa é certa, todos foram expulsos e só ficou quem acreditava, às vezes percebo logo o que Jesus fez; expulsou da casa, expulsou da vida de Jairo todos que não acreditavam no seu milagre, não valorizaram a presença de Jesus na vida de Jairo mais uma vez, e aí você acha que com você será diferente? Não, não, Jesus vai tirar quem necessita ser tirado de seu convívio, Jesus vai afastar de sua presença todos os que não devem participar da transformação, todos aqueles falsos moralistas, todo sentimentalismo que não for verdadeiro, Jesus vai tirar, Jesus vai afastar, Jesus vai mandar embora, Jesus não é você, você será poupado do constrangimento, e não importa a notícia que vier, essa notícia não vai impedir Jesus de entrar em sua casa com você, nenhuma notícia vai impedir Jesus de fazer o que tem que ser feito, sabe por quê? Porque Jesus foi convidado por você para entrar em sua casa, em sua família, no meio dos teus, Jesus está indo com você, não importa a situação, e o grande milagre vai acontecer, glória Deus aleluia, Deus seja louvado, Jesus vai contigo e está ao seu lado independente da situação, independente do diagnóstico, independente do que pensam, Jesus está ao seu lado, mesmo quando todos disserem que não tem mais jeito, mesmo todos dizendo que já era, a resposta será a mesma, NÃO TEMAS CREIA SOMENTE.
Texto: Pastor Maurício Alves
Pastor presidente da Igreja Batista missionária Getsêmani
Santo Estevão/Bahia
Escritor, teólogo, secretário executivo da CBNBA.
Pastor presidente da Igreja Batista missionária Getsêmani
Santo Estevão/Bahia
Escritor, teólogo, secretário executivo da CBNBA.
0 Comentários