Sim, quebrar promessa é pecado porque uma promessa é uma coisa séria. É melhor não fazer promessa que fazer e não cumprir (Deuteronômio 23:21-23). Mas Deus sempre perdoa quem se arrepende.
"Se um de vocês fizer um voto ao Senhor, o seu Deus, não demore a cumpri-lo, pois o Senhor, o seu Deus, certamente pedirá contas a você, e você será culpado de pecado se não o cumprir. Mas, se você não fizer o voto, de nada será culpado. Faça tudo para cumprir o que os seus lábios prometeram, pois com a sua própria boca você fez, espontaneamente, o seu voto ao Senhor, o seu Deus.
- Deuteronômio 23:21-23
A Bíblia ensina que é melhor não prometer que não cumprir. Uma promessa não deve ser feita em qualquer situação, porque gera muitas obrigações. Se você fizer muitas promessas, não vai conseguir cumprir todas. Simplesmente cumpra o que você diz, sem fazer promessas (Mateus 5:34-37).
Mas eu digo: Não jurem de forma alguma: nem pelos céus, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. Seja o seu 'sim', 'sim', e o seu 'não', 'não'; o que passar disso vem do Maligno.
- Mateus 5:34-37
Fazer promessas à toa e não cumprir zanga a Deus, porque é uma falta de respeito para com Ele e a pessoa a quem foi feita a promessa. Uma promessa é um compromisso sagrado e deve ser cumprido (Eclesiastes 5:4-7). Com Deus não se brinca.
Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir. Não permita que a sua boca o faça pecar. E não diga ao mensageiro de Deus: "O meu voto foi um engano". Por que irritar a Deus com o que você diz e deixá-lo destruir o que você realizou? Em meio a tantos sonhos absurdos e conversas inúteis, tenha temor de Deus.
- Eclesiastes 5:4-7
Veja aqui mais sobre o que a Bíblia diz sobre fazer promessas.
Deus perdoa quem quebra promessa?
Sim, Deus perdoa quem quebra promessa, mas se arrepende (1 João 1:9). Algumas promessas são insensatas e o seu cumprimento pode causar muitos problemas. Fazer uma promessa assim é errado. Deus não quer seu sofrimento. Se você fez uma promessa insensata, que não pode cumprir, peça perdão a Deus. Se você fez a promessa a mais alguém, peça perdão a essa pessoa também. Da próxima vez, pense duas vezes antes de fazer uma promessa.
Veja também: como posso saber se Deus me perdoou?
Qual é a importância de uma promessa?
Uma promessa é uma garantia séria que alguém vai fazer ou deixar de fazer algo. É um compromisso sagrado perante Deus e os homens. A honra a reputação da pessoa dependem do cumprimento da promessa.
Quando alguém não cumpre uma promessa, perde a reputação e a confiança das pessoas. Na Bíblia, algumas pessoas que fizeram promessas também acrescentaram uma maldição se não cumprissem a promessa. Uma promessa é uma declaração especial e importante, não deve ser feita à toa.
Extraído do site Respostas Bíblicas
https://www.respostas.com.br/
0 Comentários