O que a Bíblia diz sobre relacionamentos tóxicos?



A palavra tóxico significa “venenoso”. Relacionamentos tóxicos são aqueles que envenenam nossa paz e nossa capacidade de desfrutar de outra pessoa. Um relacionamento tóxico deixará a pessoa exausta, frustrada e, em alguns casos, deprimida. Relacionamentos tóxicos podem afetar parcerias de negócios, times esportivos e, claro, famílias. Alguma desarmonia em um relacionamento é normal; no entanto, algumas pessoas injetam veneno em todos os relacionamentos, impossibilitando o dar e receber saudável. Essas são pessoas tóxicas, e a Bíblia tem alguns conselhos para nós sobre como lidar com elas.
Haverá algumas pessoas cuja companhia não preferimos, mas isso não as torna tóxicas. Podemos ser opostos polares em ideologia com alguém, mas ainda manter um relacionamento confortável. Pessoas de diferentes lados do espectro político podem desfrutar da companhia umas das outras, fãs de times rivais podem ter um relacionamento amigável e cristãos podem se envolver em interações saudáveis com os descrentes. Mas quando uma pessoa é tóxica, ela é incapaz de manter um relacionamento saudável com ninguém. Somente aqueles dispostos a sofrer as exigências egoístas da pessoa tóxica podem suportar esse relacionamento por muito tempo.
Vários fatores determinam se um relacionamento ou uma pessoa é tóxica, ou não:
1. A relação é totalmente unilateral em favor da pessoa tóxica. Pessoas tóxicas são incrivelmente narcisistas e podem pensar apenas em si mesmas e no que querem no momento. Esta é uma violação direta de Filipenses 2:3-4, que diz: “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.” Pessoas tóxicas podem fingir que estão fazendo algo por outra pessoa, mas sempre há um motivo oculto que irá beneficiá-las.
2. Há drama contínuo nos relacionamentos tóxicos. Ironicamente, as pessoas tóxicas costumam ser aquelas que proclamam para que todos ouçam o quanto “odeiam o drama”. No entanto, instigam isso em todos os lugares que vão. Elas parecem prosperar com o drama. Elas não podem ir do ponto A ao ponto B de maneira simples e direta. Elas são um emaranhado constante de desculpas, mentiras, invenções e situações malucas que cansam todos os outros em seu mundo. Elas gostam de complicar situações simples porque mantêm a atenção focada nelas mesmas.
3. Elas estão sempre certas. Sempre. Pessoas tóxicas olham com desdém para qualquer um que se atreva a corrigi-las ou discordar delas. Elas mascaram seu orgulho extremo com falsa humildade, mas raramente há arrependimento verdadeiro porque não acreditam que estão erradas. A culpa é de todos os outros. Provérbios 16:18 diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” A arrogância domina as pessoas tóxicas, mesmo quando tentam escondê-la atrás da autopiedade ou do bajulo. Se você está em um relacionamento tóxico, a “destruição” que a pessoa tóxica ganhou devido ao orgulho geralmente cai em você também.
4. Outros temem confrontos ou interações com uma pessoa tóxica. Elas podem parecer encantadoramente charmosas aos de fora, mas os que se relacionam com uma pessoa tóxica conhecem a história real. Toda interação, não importa quão inocente possa começar, termina com o toque de uma adaga. Todo mundo fica com as consequências enquanto a pessoa tóxica prossegue aparentemente imperturbável. Se você fica ansioso com o pensamento de outra interação com uma certa pessoa em sua vida, sem culpa sua, então talvez esteja em um relacionamento tóxico.
5. As pessoas tóxicas apreciam a vitimização. Tudo acontece com pessoas tóxicas, e o mundo deveria prestar atenção. Elas não devem ser responsabilizadas, assim pensam, porque não foi a sua culpa – embora tenha sido. A autopiedade praticamente jorra delas, mesmo que possam mascará-la com uma fachada de força. Elas adoram aparecer como mártires e até mesmo construirão situações que as retratem sob essa luz. Aqueles que se relacionam com uma pessoa tóxica geralmente acabam parecendo o bandido. As pessoas de fora muitas vezes julgam silenciosamente os amigos ou familiares que são “intolerantes” com essa pobre vítima, o que gera divisão e mal-entendidos nas relações periféricas.
6. Pessoas tóxicas mentem. Se suas bocas estão se movendo, as pessoas tóxicas provavelmente estão mentindo. Elas mentem mais facilmente do que dizem a verdade e são tão convincentes que mesmo aqueles que sabem melhor questionam suas próprias percepções. Pessoas tóxicas justificam suas mentiras dizendo a si mesmas que não tinham escolha. Quando pegas em flagrante em uma mentira, elas podem fingir remorso, mas o tempo todo podem estar escondendo mais uma dúzia de mentiras que ninguém descobriu ainda. As Escrituras têm palavras duras para os que mentem. Deus tem uma política de tolerância zero para mentirosos, e Ele não se deixa enganar por nenhuma de suas desculpas (Apocalipse 21:8). Provérbios 6:16–19 lista sete coisas que o Senhor odeia, e mentir está na lista duas vezes.
O rei Saul é um exemplo de pessoa tóxica. Ele começou bem, mas o poder, o orgulho e o ciúme paralisaram a sua alma. O seu ciúme furioso do jovem Davi se manifestou em uma confusa variedade de humores. Num momento Saul estava calmo e apreciando a música de Davi; no próximo, ele estava tentando matá-lo (1 Samuel 19:9-10). Saul parecia mostrar remorso, mas logo estava caçando Davi novamente (1 Samuel 24:16–17; 26:2, 21). Mais tarde, Saul violou uma ordem séria do Senhor para que as pessoas pensassem bem dele (1 Samuel 15). Esse pecado custou a Saul o seu reino.
Fomos chamados para a paz (Colossenses 3:15), mas um relacionamento tóxico destrói a paz. Algumas pessoas são tão abusivas que não nos permitem buscar ou mediar a paz em qualquer área. Quando o relacionamento está continuamente cheio de drama indesejado, quando você se vê temendo a próxima explosão, quando você não consegue acreditar em nada que essa pessoa diga, ou quando alguém está destruindo sua reputação e sanidade, então é hora de criar distância no relacionamento.
O Salmo 1 dá instruções específicas sobre como se manter longe dos tolos perversos. Somos abençoados quando não procuramos amizade com eles ou ouvimos seus conselhos. Pessoas tóxicas se encaixam nessa categoria. Elas não se contentam em destruir as suas próprias vidas, mas tentam levar outros com elas. Ajuda lembrar que você não pode mudar uma pessoa tóxica, especialmente de dentro de um relacionamento tóxico. Você não pode ajudar pessoas tóxicas a menos que queiram ser ajudadas.
Pessoas que estão sempre buscando agradar aos outros são as vítimas mais frequentes de relacionamentos tóxicos porque querem que a pessoa tóxica goste delas. Mas há momentos em que fechar a porta de um relacionamento é a coisa mais sábia que você possa fazer (Provérbios 22:24-25). Se você é casado com uma pessoa tóxica que transformou seu relacionamento em um casamento tóxico, uma separação pode ser necessária, juntamente com algum aconselhamento conjugal focado. Se você não é casado, então é hora de dizer adeus.
Em todas as situações que envolvem um relacionamento tóxico, leve o assunto a Deus em oração. Clame para “receber misericórdia e achar graça” para ajudar no momento de necessidade (Hebreus 4:16). “... lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). Faça uma petição ao Senhor incessantemente para mudar o coração da pessoa que traz a toxicidade. Há esperança e cura nEle.

Extraído do site:

Postar um comentário

0 Comentários