A guarda do sábado ainda é obrigatória? Descubra a resposta bíblica!


A guarda do sábado é um dos temas mais debatidos entre os cristãos. Algumas denominações ensinam que ele deve ser observado até hoje, enquanto outras afirmam que, na Nova Aliança, não há mais essa obrigação. Mas, afinal, qual é a verdade bíblica sobre o sábado?
O sábado foi instituído como um mandamento dentro da Lei de Moisés e faz parte dos Dez Mandamentos entregues a Israel. Deus ordenou que o povo hebreu descansasse no sétimo dia da semana e o santificasse, como um sinal da aliança entre Ele e Israel (Êxodo 31:16-17).
No entanto, ao analisarmos o ministério de Jesus, percebemos que Ele constantemente realizava milagres e curas no sábado, confrontando a interpretação legalista dos fariseus. Cristo afirmou: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5:17) e declarou ser “Senhor do sábado” (Marcos 2:28). Isso nos leva a perguntar: Jesus estava abolindo o sábado ou trazendo um entendimento mais profundo sobre ele?

Além disso, o apóstolo Paulo ensinou que os cristãos não estão mais debaixo da Lei mosaica, mas sim da graça. Ele advertiu que se alguém tentasse se justificar pela Lei, deveria cumprir toda a Lei, o que seria impossível (Gálatas 5:3-4). Em sua carta aos colossenses, ele afirmou que os sábados eram apenas sombras da realidade que se cumpre em Cristo (Colossenses 2:16-17).
Diante dessas evidências, este estudo analisará o significado do sábado na Antiga e Nova Aliança, a atitude de Jesus em relação a esse dia e a visão dos apóstolos sobre a necessidade ou não de sua observância. Vamos descobrir, com base na Bíblia, se a guarda do sábado ainda é obrigatória para os cristãos.

O Sábado na Antiga Aliança: Um Mandamento Para Israel

O sábado foi instituído como parte da Lei dada a Moisés, sendo um dos Dez Mandamentos:
“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho (…). Porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia do sábado e o santificou.” (Êxodo 20:8-11)
Além disso, Deus afirmou que a guarda do sábado era um sinal da aliança entre Ele e Israel:

“Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre (…).” (Êxodo 31:16-17)

Note que Deus especifica que essa ordem era para os filhos de Israel. O sábado foi dado exclusivamente ao povo hebreu como parte da Antiga Aliança, não como um mandamento universal para toda a humanidade.

Jesus e o sábado: O Senhor do Descanso

Os fariseus interpretavam o sábado de maneira extremamente rígida, proibindo qualquer tipo de atividade, inclusive atos de misericórdia. No entanto, Jesus desafiou essa visão legalista. Ele curou enfermos no sábado (Lucas 13:10-16), permitiu que seus discípulos colhessem espigas para se alimentar (Mateus 12:1-8) e declarou:

“O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, o Filho do Homem até do sábado é Senhor.” (Marcos 2:27-28)

Ao afirmar que o sábado foi feito para o benefício do homem e que Ele era Senhor do sábado, Jesus mostrou que a ênfase não deveria estar na observância rígida de regras, mas no propósito divino de oferecer descanso e liberdade.

Outro episódio significativo ocorre quando os fariseus acusam Jesus de trabalhar no sábado após curar um paralítico no tanque de Betesda:

“Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (João 5:17)

Essa declaração revela que Deus nunca para de agir e que o descanso sabático da criação não significa inatividade divina. Jesus, como Filho de Deus, estava realizando a obra do Pai, independentemente do dia da semana.
Essas passagens indicam que Jesus não apenas cumpriu a Lei, mas trouxe um novo entendimento sobre o sábado, preparando o caminho para a Nova Aliança.

Paulo e a Nova Aliança: A Lei Foi Cumprida em Cristo

O apóstolo Paulo esclareceu que os cristãos não estão mais sob a obrigatoriedade da Lei mosaica. Ele ensina que a justificação vem pela fé em Cristo, e não pela observância de mandamentos cerimoniais, incluindo o sábado.
“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.” (Colossenses 2:16-17)

Aqui, Paulo explica que os sábados eram sombras do que estava por vir, e que essa realidade se cumpriu em Cristo.
Ele também afirma que se alguém decidir guardar um aspecto da Lei, como a circuncisão, deve cumprir toda a Lei, o que é impossível:
“De novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.” (Gálatas 5:3)
Paulo enfatiza que aqueles que tentam se justificar pela Lei se afastam da graça de Cristo:
“De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.” (Gálatas 5:4)
Portanto, vemos que a guarda do sábado, assim como a circuncisão e outros preceitos da Lei, não são mais obrigatórios na Nova Aliança.

O Verdadeiro Descanso Está em Cristo

Na Nova Aliança, o descanso não está em um dia específico da semana, mas em Cristo. O autor de Hebreus escreve:
“Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.” (Hebreus 4:9-10)
Aqui, o descanso verdadeiro não é um dia, mas uma realidade espiritual em Cristo. Ele é o nosso descanso, aquele que nos liberta do peso da Lei e do pecado.
Além disso, Jesus convida todos a encontrarem descanso nEle:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28)

Conclusão

A guarda do sábado foi um mandamento dado ao povo de Israel dentro da Antiga Aliança. No entanto, com a vinda de Cristo, a Nova Aliança trouxe um entendimento mais profundo sobre o verdadeiro descanso.
Jesus mostrou que Ele é Senhor do sábado e que a ênfase deve estar na misericórdia, não no legalismo. Paulo ensinou que os cristãos não estão mais debaixo da Lei mosaica e que o verdadeiro descanso está em Cristo.
Portanto, a guarda do sábado não é obrigatória para os cristãos da Nova Aliança, pois encontramos em Jesus o descanso perfeito para nossas almas.

Pastor Luciano Gomes
Bacharel em teologia

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