Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Quem vê cara, não vê coração - Estudo Bíblico

            Como o mundo está escolhendo as pessoas?
            Beleza, aparência (olimpíadas, a menina que cantou na abertura, só imitava a voz, a verdadeira cantora não pode se apresentar, por causa da (beleza).   
 Qual é a maior preocupação dos dias atuais?
            Dr. Hollywood (beleza, estética) Na verdade, a linha de cosméticos é a que mais cresce no mundo. Todos querem arrumar alguma coisa no corpo que não se agradam. Mas há uma parte no corpo que médico humano nenhum pode arrumar. O que será? Desenvolvimento
            “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” (1Sm 16.7).
            O homem só consegue ver e julgar pela cara. Como diz um ditado: “não julgue o livro pela capa,” mas a grande maioria faz isso.
            Quando os jovens solicitaram esse versículo, que está escrito atrás das camisetas do grupo, disse a eles que atacaria um assunto que nem todos gostam de discutir e ouvir. O preconceito. Na abertura das olimpíadas, houve uma fraude, uma menina cantou, mas outra fez a imitação e apareceu. Por quê? Por causa da sua beleza. A China quando questionada pela imprensa, não disse nada sobre o preconceito, apenas disse que pensam no bem da China, do governo chinês.
As pessoas estão atraídas por uma falsa beleza. Em busca da beleza, que o mundo julga e diz que são as magras, estamos vendo muitos casos de morte por anorexia. Por não se aceitar algumas gordurinhas localizadas, muitos procuram as clinicas de lipoaspiração, e muitas estão sofrendo as conseqüências de cicatrizes, uma mulher precisou amputar os dois braços devido a super-bactéria. Super-bactéria que é o freio do momento, vamos com calma. A super-bactéria passou a criar problemas devido a procura excessiva das clinicas, e assim não se teve mais tempo para esterilizar corretamente os equipamentos. O mundo e a sua preocupação com uma falsa beleza. Um mundo que só vê cara, não vê coração.
            Diz o Sl 139: “graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem” (139.14).
Primeiro ponto: Cabe nos aceitar nossa aparência.
Muitos não aceitam ser carecas, mas é importante lembrar o que disse Jesus: “e, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados” (Mt 10.30). Se somos carecas podemos dizer que Deus o permitiu a queda dos nossos cabelos.
Segundo ponto: O mundo está fora de rumo.
Se preocupa muito com o exterior, com a aparência, se julga e se vive por ela. Deus disse a Samuel: “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” (1Sm 16.7).
Por que podemos dizer que o mundo está fora de rumo?
Por causa da dureza do seu coração. O homem se tornou e está se tornando cada vez mais egocêntrico. Está se fechando para Deus e par o seu próximo. Dt 10.16; Jr 4.4; Mc 10. 5; 16.14; Rm 2.5; Esse é o homem pecador, dominado pela natureza humana, duro de coração. Onde se faz e comete vários erros devido ao coração dominado pelo pecado. Mas a promessa de Deus não falha, Ez 36. 26-27.
Terceiro ponto: Deus conhece corações e purifica pela Fé.
Vejamos Jr 17.9-10. Nosso coração é como uma cebola. Vai se tirando casca por casca, sem saber quando é a última. Somente Deus conhece nossos corações. E quer nos tornar um, Ef 4.1 – 6. Chega de preconceito. Estão separando as pessoas pela cara, mas é Deus quem vê nosso coração. Ele conhece nosso coração, e muda o coração de cada um para que sejamos um no Senhor.
Sobre o Deus que conhece o nosso coração, vale lembrarmos a confissão numa oração da assembléia reunida em Jerusalém para escolher mais um líder, At 1.24; E ainda diante da questão da circuncisão, os presbíteros e discípulos disseram: “Ora, Deus, que conhece corações, lhes deu testemunho, concedendo o Espírito Santo a eles, como também a nós nos concedera” (At 15.8). E a mais importante de todas as respostas: “E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração” (At 15.9).
Quarto ponto: Deus revela o que está escondido no coração.
O Deus onisciente conhece e revela a nós pela sua Palavra o que esta em nosso coração e muitas vezes nos atrapalha no melhor servir. 1Co 4.5; Rm 10.4; At 2.37; Cl 3.15; Hb 13.9; 1Tm 1.5;
Quinto ponto: Deus continua semeando sua Palavra e nos auxiliando com seu Espírito para que sejamos um povo unido na mesma comunhão para servirmos uns aos outros em amor.
Mt 13.15 – 23; Mt 10. 28; Lc 12.34; Rm 8.27; 1Ts 2.4; Cristo mudou nosso coração: Ef 1.18-19; 2Co 4.6; 1.21-22; Gl 4. 6-7; Rm 5.5; Rm 6. 17-18; 2Ts 3.5; Hb 10.22;
Mantenhamos comunhão uns com os outros Deus vê cara e coração, 1Jo 1.7; Ef 3.17-21.
Conclusão
            O mundo pode até continuar julgando pela cara. Mas o importante é saber e reconhecer que Deus conhece e muda nossos corações. Deus enviou seu Filho por nos amar profundamente. Foi um amor de coração pra coração.
            Mesmo que o mundo esteja preocupado somente com a estética, estejamos nós preocupados em continuar recebendo o alimento que Deus nos dá em sua Palavra e Sacramento. Estejamos nós alimentados e fortalecidos em tudo o que Deus faz por nós, para que o mundo veja em nossa cara aquilo que o coração revela. Somos amados por Deus – e pelo nosso servir, aos irmãos da fé, tanto aos que ainda não são irmãos na fé, as pessoas verão em nossa cara aquilo que o coração está gritando pelo nosso agir. Amém!


Pr Edson Ronaldo Tressmann

Alto Parnaíba – MA
Postar um comentário