Existe amizade entre homem e mulher? O que a Bíblia diz?

Ticker

10/recent/ticker-posts

Existe amizade entre homem e mulher? O que a Bíblia diz?

Sim, existe amizade entre homem e mulher. Essa amizade pode se tornar em um relacionamento romântico ou se manter apenas como amizade. Na amizade entre homens e mulheres, cada pessoa deve conhecer seus próprios limites.
Nem toda a amizade entre homens e mulheres tem interesses românticos ou físicos. Existem vários tipos diferentes de amizade que acontecem entre um homem e uma mulher, como:
Amizade romântica - quando os sentimentos de amizade se transformam em desejos românticos, que podem levar ao casamento
Amizade fraternal - as pessoas podem ter uma amizade parecida com a amizade que têm com seus irmãos
Amizade paternal - essa amizade normalmente acontece entre pessoas de idades diferentes, surgindo um amor parecido com pais e filhos
Toda a amizade verdadeira tem amor. Mas nem toda a amizade tem atração física. Se um irmão e uma irmã podem ser amigos sem sentirem nada de romântico, por que isso não pode acontecer entre homens e mulheres que não têm laços de sangue? A possibilidade de romance existe mas não é garantido que aconteça.
Cristãos podem ter amigos do sexo oposto?
Sim, um cristão pode ter amigos de ambos os sexos. A Bíblia aconselha a ver seus amigos como irmãos, tratando-os como tal (1 Timóteo 5:1-2).
Não existe nenhuma proibição na Bíblia sobre amizade entre homens e mulheres. No entanto, deve haver pureza entre as pessoas. Cada pessoa deve conhecer seus próprios limites e evitar as amizades que lhe estão a encaminhar para a imoralidade.
Amizades entre homens e mulheres acontecem. Na verdade, a base para um bom casamento é uma boa amizade. Mas o cônjuge não precisa ser o único amigo do sexo oposto. Outras amizades boas podem se desenvolver entre homens e mulheres, como amizades fraternais e amizades paternais.
E quando a amizade se torna em algo mais?
Uma amizade que se transforma em sentimentos românticos pode ser uma coisa boa ou ruim, dependendo da situação.
Se os dois são solteiros, sem compromissos, será bom pensar na possibilidade de namoro e casamento. A Bíblia diz que se não conseguem se controlar, o casamento é a solução (1 Coríntios 7:9). É importante avaliar a situação e ver se tem possibilidade de avançar nessa direção. Se não dá certo, é bom se afastarem um pouco, para não caírem em tentação.
Se um ou os dois já tem um compromisso com outra pessoa, é necessário apagar esses desejos. Uma amizade com segundas intenções apenas vai causar problemas. A Bíblia diz que uma pessoa deve se livrar daquilo que lhe leva a pecar (Mateus 5:28-30). Por isso, é bom que esses dois amigos se afastem, para não caírem em pecado.
Como ter uma amizade saudável entre um homem e uma mulher?
Como em todas os relacionamentos, é importante ter sabedoria na amizade entre um homem e uma mulher. Cada um deve ver o outro como seu irmão, e valorizá-lo por ser uma pessoa, não apenas olhando para o amigo como um objeto para lhe satisfazer (Romanos 12:10). A preocupação com o bem-estar do outro vai ajudar a evitar muitos erros.
Também é importante estabelecer limites. Cada um deve refletir sobre suas próprias fraquezas e decidir quais são as restrições que precisa em seus relacionamentos. Para uma pessoa, isso pode significar evitar certos tipos de contato físico e, para outra, pode significar evitar ficar a sós com alguém do sexo oposto. Esse é um assunto muito pessoal, sem regras universais.
A amizade mais importante entre um homem e uma mulher deve ser entre o marido e a esposa. As outras amizades não devem se tornar uma brecha no casamento (Mateus 19:5-6). É importante manter a pureza e a boa consciência nas amizades.

Postar um comentário

0 Comentários